06/08/14 20:06

Conheça Iporanga - A Capital das Cavernas

Caverna Morro Preto

Iporanga (Águas Claras em Tupí), localizada no Vale do Ribeira, ao sul do Estado de SP, próxima à cidade de Registro, é conhecida mundialmente como a Capital das Cavernas.  É onde estão localizados o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) e o Parque Estadual Intervales - dois grandes parques onde as principais atrações são as cavidades subterrâneas. Somando-se às mais de 1000 cavernas e abismos estão inúmeras cachoeiras, trilhas, atividades de aventura (rapel e boia cross) e comunidades quilombolas.

O início da ocupação humana foi no ano de 1576. Há muito tempo atrás. Sendo assim um dos primeiros aglomerados humanos do Brasil.

Iporanga foi importante para a “coroa portuguesa”. Daqui saia muito ouro (ouro de aluvião, aquele que se retira do cascalho dos rios). O ouro era transportado pelo Rio Ribeira até a cidade de Registro e de lá ia para Iguape onde embarcava para Portugal.

O município faz fronteiras com Adrianópolis (no Paraná), Barra do Turvo, Eldorado, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí e Itaóca.

Para acessar à cidade é preciso pegar a BR 116, administrada pela Auto Pista Regis Bittencourt, até a cidade de Jacupiranga. Depois seguir pela SP 193 e SP 165 até a cidade de Iporanga. De São Paulo ou Curitiba são em torno de 300km de distância.

Visitar Iporanga é conhecer a história da ocupação brasileira e ao mesmo tempo conhecer os mistérios e aventuras do interior das cavernas.

Informações sobre hospedagem, guias e os atrativos em: www.petaronline.com.br

Créditos: Texto e foto - PETAROnline