21/04/14 19:50

Registro terá 5º Festival de Teatro “Abril pra Cena”

A Prefeitura de Registro se uniu à Associação Companhia das Artes para realizar mais uma edição do aguardado Festival de Teatro “Abril pra Cena”. Com 12 espetáculos, oficinas e exposição de cartazes europeus, o 5º “Abril pra Cena” está imperdível. Entre as 127 peças inscritas pelo edital público de seleção, provenientes de diversos estados brasileiros, 12 foram criteriosamente escolhidas para agradar o grande público do Festival.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Wilma Bertelli, com entrada gratuita. “Investir em cultura é contribuir com o crescimento do ser humano, promover novos olhares e reflexões sobre o cotidiano e valorizar nossas raízes. Temos muito orgulho de realizar o ‘Abril pra Cena’ junto com a Companhia das Artes, uma associação que reúne artistas do nosso município”, enfatiza o prefeito Gilson Fantin, grande incentivador da cultura em Registro.

Este ano, segundo o prefeito, uma das preocupações da organização foi com a acessibilidade. Além dos espaços acessíveis para cadeirantes, haverá uma oficina e um espetáculo especialmente dedicados aos portadores de deficiência auditiva. A oficina “O mundo que eu vejo – perspectivas e visão dos surdos” começou no dia 12 de abril e segue até o Festival de Teatro com oito encontros.

Também serão realizadas outras duas oficinas livres: “O Concerto – Uma banda em movimento para clows” e “Caminhos da Dramaturgia para Crianças no Brasil”. A exposição “Os Clows nos Cartazes Europeus” vai apresentar reproduções de cartazes do século 19, nos quais a figura do palhaço se destaca. Originalmente impressos em países como França, Alemanha e Escócia, esses cartazes mostram a evolução dos tipos cômicos, dos números e do visual dos palhaços. “Procuramos montar uma programação bastante diversificada para agradar a todos os públicos. Além das peças teatrais, teremos stand-up comedy, um gênero que se popularizou em Registro e será apresentado em restaurantes da cidade”, explica o secretário municipal de Cultura, Cristiano Oliveira. 

SERVIÇO: 

5º Festival de Teatro “Abril pra Cena” 

Data: 23 a 27 de abril 

Local: Teatro Wilma Bertelli (KKKK)/Praça Beira Rio

Entrada gratuita: ingressos devem ser retirados 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro.

PROGRAMAÇÃO 

Dia 23 | Quarta às 20h 

Teatro Wilma Bertelli (em frente ao Teatro) 

BALÉ FOLCLÓRICO DE SÃO PAULO 

Com 30 anos de existência e formado por jovens artistas polivalentes, o grupo apresentará pela linguagem cênica as manifestações festivas, rituais e cerimoniais das mais diversas regiões do Brasil, tendo como base a percussão, agregando acrobacia, perna-de-pau, dança e teatro, com foco nos ritmos: Maracatu, Bumba-Meu-Boi, Frevo, Samba de Bumbo entre outros. 

Dia 23 | Quarta às 21h 

Teatro Wilma Bertelli 

NOITE DAS PÍLULAS CÔMICAS – São Paulo | SP 

“A Noite das Pílulas Cômicas” promete ser uma experiência memorável: com a presença da internacional e renomada vidente russa Madame Tárátátá, que irá executar uma série de experiências e adivinhações, da fabulosa Carmen com sua voz inesquecível, o poema “La Largatixe” afunilado por Antônio Bello, o incomparável Inocêncio e o novato Guaianazes, com sua tentativa de entrar em um espetáculo da Broadway. 

Duração: 60 minutos 

Classificação Etária: Livre

Dia 24 | Quinta às 09h e 14h 

Teatro Wilma Bertelli 

A BIBLIOTECA MÁGICA – São Vicente| SP 

Um espetáculo interativo onde ler é uma grande aventura. Basta abrir um livro e deixar-se ir às mais fantásticas aventuras retiradas da “Biblioteca Mágica”. Atores, bonecos, máscaras, adereços e uma trilha sonora original unidos numa viagem ao mundo da imaginação. As crianças abrem os livros, soltam as histórias e as modificam. A Biblioteca é viva, é mágica. 

Duração: 60 minutos 

Classificação Etária: Livre 

Dia 24 | Quinta às 21h 

Teatro Wilma Bertelli 

TERREMOTA – São Paulo | SP 

Maria é uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Num feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. A menina fica indignada e prepara uma revolução: inventa um outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota. 

Duração: 50 minutos 

Classificação etária: livre 

Dia 25 | Sexta às 09h e 14h 

Teatro Wilma Bertelli 

TERREMOTA – São Paulo | SP

Dia 25 | Sexta às 21h 

Teatro Wilma Bertelli 

O BROTO 

Adaptada do romance Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcellos, e contos de autores como Graciliano Ramos e Euclides da Cunha, a peça explora elementos da cultura popular a partir de situações verificadas em pequenas cidades e comunidades rurais do interior brasileiro. 

Duração: 80 minutos 

Classificação Etária: 12 anos 

Dia 26 | Sábado às 14h 

ETEC Paula Souza (K.K.K.K) 

HISTÓRIAS CONTADAS COM AS MÃOS - São Paulo | SP 

Utilizando-se das linguagens de libras, o grupo Mãos de Fada interpreta os tradicionais contos “O Valente Soldadinho de Chumbo” e “O Pequenino Grão de Aria”, ambos de Hans Christian Andersen, e "Amor de Bailarina". 

Duração: 60 minutos 

Recomendação: Livre 

Dia 26 | Sábado às 21h 

Teatro Wilma Bertelli

FACAS NAS GALINHAS - São Paulo | SP

O texto poético "Faca Nas Galinhas", dirigido por Francisco Medeiros e produzido por David Harrower, conta a história de uma jovem mulher que vive em função do marido opressor, sendo sempre deixada em segundo plano. Ao encontrar o moleiro da cidade, odiado por todos os habitantes e considerado um explorador, a mulher passa a percorrer um caminho que a leva da ignorância à consciência, conquistando e construindo sua individualidade. 

Duração: 70 minutos 

Recomendação: 12 anos 

Dia 26 | Sábado às 23h30 

Teatro Wilma Bertelli 

COMÉDIA SEM MÉDIA – Registro | SP 

A peça é baseada no formato “one man show” onde você vai se divertir com alguns personagens hilários cujo cotidiano permeia sempre o dia a dia do Vale do Ribeira, como um policial muito letrado e estressado, um político com 'excelentes' propostas de governo para o Vale, uma professora e suas frustrações de sala de aula e entre outros, o Mc Crendiospai, um cantor de funk ostentação e suas músicas que retratam sua vida em Registro e região. 

Duração: 50 minutos 

Recomendação: 16 anos

Dia 27 | Domingo às 16h 

Praça Beira Rio

O TRIBUNAL DE SALOMÃO - São Paulo | SP 

A peça conta a história de um grupo de atores que, prestes a apresentar a peça "O Tribunal de Salomão", é surpreendido por três pessoas que acreditam que ali é um tribunal verdadeiro e pedem ajuda para que sua causa seja julgada. Eles disputam a posse de uma garrafa e cada um apresenta sua versão dos fatos, na tentativa de decidir quem seria o verdadeiro dono da garrafa. Permeando a narrativa, um pai austero, uma filha lasciva e um pseudo padre fazem muitas confusões só para obter o objeto onde estaria preso o tesouro: um diabo, pego na encruzilhada, na noite de lua cheia. 

Duração: 60 minutos

Recomendação: Livre 

Dia 27 | Domingo às 18h 

Teatro Wilma Bertelli 

RECLAME – Uma História de Amor 

Uma história de amor retrata as várias gerações e os mais significativos contextos, representados pela criação genial da propaganda brasileira. Ambientada entre as décadas de 30 e 90, a peça conta a trajetória de Lourdes, Rodolfo e Janete, que, motivados pelos meios de comunicação e, principalmente, por jingles de reclames comerciais, formam um triângulo amoroso, no qual as alegrias e as decepções de natureza humana são destacadas pelos mesmos. 

Duração: 50 minutos 

Recomendação: 12 anos 

Dia 27 | Domingo às 21h00

Teatro Wilma Bertelli 

COMO SE FAZ UMA CANÇÃO – Musical – Registro | SP 

Norteado por números que compõem, através da construção de imagens cênicas, um diálogo de identificação com o público e a imersão no universo de grandes compositores nacionais, o espetáculo transita entre obras de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros, aflorando a beleza da nossa produção musical.

Duração: 90 minutos 

Recomendação: 12 anos 

MOSTRA DE STAND-UP COMEDY (Ingressos diretamente com cada Bar/Restaurante) 

Dia 22 | Terça às 21h 

Snooker Rock Bar Bola 8 

Informações e Ingressos: (13) 3821-7773 

CHESMAN PADIM – São Paulo | SP 

Fundador do Grupo ‘Circuito da Comédia’ em 2008, o jovem comediante Chesman Padim se destaca na cena do stand-up comedy nacional contando com apresentações nas principais casas de comédia e em programas humorísticos nos principais canais de TV do país. 

Dia 23 | Quarta às 23h 

Marinas Bar 

Informações e Ingressos: (13) 99775-1785 

BRUNA LOUISE – Curitiba | PR 

Uma das poucas mulheres do Brasil a se aventurar no stand-up comedy, um cenário dominado pelos homens, Bruna Louise é destaque na nova geração do humor. A atriz já fez parte dos principais shows do ramo no país e em programas de televisão como Super Pop, Domingo da gente e Domingão do Faustão, seu trabalho mais recente. Tem como alvo o grande público feminino, que estava sendo esquecido pelos comediantes - que, na maioria das vezes, satirizam e diminuem as mulheres. A comediante enaltece as qualidades femininas e brinca com os defeitos do sexo oposto. Desta forma, conseguiu um número significativo de seguidores nas redes sociais, tornando-se assim, uma formadora de opinião irreverente, desbocada e bem humorada. 

Dia 24 | Quinta às 23h 

Metrópolis Restaurante e Pizzaria 

Informações e Ingressos: (13) 3822-1143