11/02/14 14:50

Conjunto Jesuistico de Embu das Artes

O conjunto jesuítico Nossa Senhora do Rosário é formado pela igreja e pela antiga residência dos padres, conjugadas numa mesma edificação. O desenho das portas e janelas cria uma delicada movimentação da fachada.Trata-se de um dos mais importantes e preservados remanescentes das construções jesuítas em São Paulo, caracterizadas pela simplicidade das linhas retas. A igreja começou a ser construída por volta de 1700 pelo Padre Belchior de Pontes em substituição à antiga capela da fazenda de Catarina Camacho situada não muito longe dali, também dedicada a Nossa Senhora do Rosário. A nova igreja teria suficiente capacidade para que os índios e vizinhos pudessem comodamente observar os preceitos a que estão obrigados, como registrou o Padre Manuel da Fonseca no livro 'A Vida do Venerável Padre Belchior de Pontes'.

Localização 
Centro histórico.

Particularidade
Edificação tombada como Patrimônio Histórico Nacional por sua arquitetura que apresenta particularidades do estilo barroco paulista.

Atrativos: 
Conjunto constituído pela Igreja, construída em taipa de pilão em 1690 com elaborados trabalhos de pintura na capela-mor e na sacristia, e pela residência dos Jesuítas parcialmente concluída em 1734 quando iniciaram os elaborados trabalhos de pintura e douraçção da capela-mor e da sacristia.

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9 às 12h e das 13 às 17h.
Entrada:  R$ 3 e R$ 1,50 (meia entrada). Crianças de até 7 anos, aposentados e idosos são isentos.

Informe-se mais no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Largo 21 de Abril, 139, Centro Histórico, telefone 11 4704-6565