16/08/13 14:48

Registro realiza Bon Odori e Tooro Nagashi da Paz

 Tradição milenar budista que celebra as almas dos antepassados, o Bon Odori chega a 53ª edição em Registro neste sábado, 17 de agosto, quando deve reunir centenas de pessoas na Praça Beira Rio. Realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira (Bunkyo) do município, Comissão Organizadora do Centenário da Colonização e Templo Budista Honpa Hongwanji, Prefeitura e ACER, o evento acontece a partir das 19h30, logo após o 5º Tooro Nagashi da Paz.

Tradicional no dia de Finados, o Tooro Nagashi celebrado em agosto lembra as vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, que mataram mais de 220 mil pessoas há 68 anos. A celebração em Registro pede o fim das armas nucleares e destaca a declaração da paz mundial, que será realizada pelo prefeito Gilson Fantin. Além das mensagens das autoridades, o evento contará com apresentação de um coral de 300 vozes formado por alunos da rede estadual de ensino. Serão realizadas oferendas de coroas de flores e água e, ao final da cerimônia, os chamados tooros (barquinhos coloridos) serão colocados nas águas do Rio Ribeira de Iguape.

 

O Tooro Nagashi da Paz é promovido pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Associação Hibakusha do Brasil pela Paz, União Cultural e Esportiva Sudoeste, Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro e Nikkeyweb, com apoio da Prefeitura Municipal de Registro e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

 

Além das danças e músicas típicas, como o Minyo, Matsuri Dance e Wadaiko, o Bon Odori conta com o melhor da gastronomia japonesa na praça de alimentação montada na Praça Beira Rio.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Praça Beira Rio de Registro

 

 

5º Tooro Nagashi da Paz

 

13h30 - Exibição de DVD (Sino de Angelus)

 

16h00 - Hinos Nacionais Brasileiro e Japonês - Banda Municipal de Registro

 

16h20 - Palavras de abertura do V Tooro Nagashi da Paz, presidente da Comissão Organizadora

 

16h30 - Leitura da mensagem do governador da província de Hiroshima

 

16h40 - Leitura da mensagem do governador da província de Nagasaki

 

16h50 - Palavras do Presidente da Associação Hibakusha Brasil Pela Paz

 

17h00 - Declaração a Paz Mundial - Prefeito Municipal de Registro

 

17h10 - Oferenda de coroas

 

17h20 - Oferenda da água

 

17h25 - Culto Budista em homenagem às vítimas de bomba atômica, desejando a eliminação das armas nucleares e a Paz Mundial

 

18h15 - Coral “Genbaku o Yurusumaji”, “Senbazuru”, “Rosa de Hiroshima” e “Umi o Watatte Hyakushunen” - Alunos das Escolas Estaduais

 

18h30 - Soltura dos Tooros

 

19h00 - Encerramento

 

 

53º Bon Odori

 

19h30 – Abertura

 

20h30 – Wadaiko

 

20h45 – Minyo (dança folclórica japonesa)

 

21h05- Dança do Bon Odori

 

22h00 – Naruko Soran

 

22h15 – Matsuri Dance

 

22h30 - Dança do Bon Odori/ Matsuri Dance

 

24h00 - Encerramento