16/04/13 15:11

Abril Pra Cena contará com 28 apresentações teatrais

 Durante cinco dias, ninguém terá desculpa para não assistir a uma peça teatral. A Mostra Nacional de Teatro Abril Pra Cena contará com 28 apresentações de espetáculos para todas as idades e gostos, distribuídas por diversos locais da cidade. Realizada pela Prefeitura de Registro, com produção da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo e Grupo Caixa Preta de Teatro, a Mostra será de 24 a 28 de abril. Haverá apresentações no auditório do Centro de Educação e Cultura KKKK, na sede social do RBBC, ao ar livre no centro da cidade e em pelo menos outros dois bairros de Registro.
Restaurantes do município também aderiram ao objetivo de difundir a cultura e terão apresentações de stand-up durante o período da Mostra. O secretário municipal de Cultura, Cristiano Oliveira, explica que o formato do Abril Pra Cena recebeu alterações nesta quarta edição. “Antes os grupos eram convidados para se apresentar no evento. Desta vez, foi feito edital para seleção dos espetáculos. Recebemos cerca de 150 inscrições de grupos e companhias de teatro de diversos estados brasileiros, da Paraíba ao Rio Grande do Sul”, revela Cristiano.
A seleção dos espetáculos foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pelos diretores do Grupo Caixa Preta de Teatro, idealizador do festival em Registro. Além da qualidade técnica e artística dos espetáculos (todos enviaram gravação em vídeo), também foi analisada a viabilidade da apresentação no município, inclusive os custos financeiros. Ao final da análise, foram selecionados 17 espetáculos para a Mostra Abril Pra Cena. Cinco deles serão financiados pelo PROAC (Programa de Ação Cultural). 
Da região, o público poderá conferir as peças “Pterodátilos”, do Caixa Preta, e “Melhores Histórias”, da Companhia dos Causos, de Iguape. “Contaremos com uma grande diversidade de apresentações distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. Ninguém terá desculpa para não ir ao teatro”, destaca o secretário de Cultura. 
O diretor de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Registro, Carlos Alberto Pereira Junior, ressalta que além de proporcionar o acesso da comunidade ao teatro, a Mostra quer atrair moradores de outros municípios da região. “Quanto mais atrações culturais tivermos no município, maior será a movimentação no comércio e na economia local”. 
A Mostra Nacional de Teatro Abril Pra Cena conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Cultura e PROAC. A programação completa da Mostra será divulgada em breve pela Prefeitura.