11/03/13 18:39

Ecoturismo: Conheça a Caverna do Diabo

 Na dúvida de onde fazer um ecoturismo impressionante e ainda dentro do Estado de São Paulo? O Parque Estadual Caverna do Diabo é uma ótima opção e está localizado a 295 quilômetros da capital, com acesso pela Régis Bittencourt (BR-116). O passeio compreende trilhas, cachoeiras, mirantes e a Gruta da Tapagem, mais conhecida como Caverna do Diabo, a maior caverna do Estado.

O passeio dura cerca de uma hora e é feito com o acompanhamento de um monitor ambiental. Próximo à entrada da Caverna tem a Trilha do Araçá, de baixo nível de dificuldade, autoguiada e com duração média de 50 minutos. No trecho existem três quedas d'água, duas formam poços de águas cristalinas boas para mergulho.

A trilha para o Mirante do Governador é mais longa e tem nível de dificuldade médio, com 2 horas e 30 minutos de percurso, mas proporciona uma vista panorâmica do Vale do Ribeira. O Parque conta com bastante estrutura e oferece restaurante, loja, área de piquenique, banheiros, estacionamento e um Centro de Visitantes com exposição temática sobre o ecossistema da Mata Atlântica e suas cavernas. O ingresso para visitação custa R$ 20. 

Serviço:

Parque Estadual Caverna do Diabo

Em janeiro e julho, a visita pode ser feita todos os dias da semana, das 8h às 17h. Nos demais meses do ano não há visitação nas segundas-feiras. Telefone: (13) 3871-3318.

Para chegar: saindo de São Paulo, o acesso ao Parque é feito pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na altura da cidade de Jacupiranga (km 477). Segue-se então pela rodovia SP-193 (Rodovia José Edgard Carneiro dos Santos) até a cidade de Eldorado e, posteriormente, pela SP-165, em direção à Serra André Lopes.