23/04/12 16:32

Parque conclui montagem de museu no Núcleo Capelinha

Dezesseis painéis retratam a história e a riqueza natural e cultural da região

Foi concluída a montagem do Museu no Núcleo Capelinha do Parque Estadual do Rio Turvo/Fundação Florestal, localizado no município de Cajati. A implantação do museu faz parte da última etapa de reformas, adaptações e construções que vêm sendo realizadas nos dois últimos anos visando a estruturação do novo núcleo do Parque. Desde a abertura do núcleo ao público, em fevereiro de 2011, mais de seis mil pessoas já visitaram a Capelinha.
Em uma área de 200m² foram montados 16 painéis que tratam de temas como os recursos hídricos da bacia hidrográfica, a fauna e a flora da Mata Atlântica, as cavernas, as unidades de conservação do Mosaico do Jacupiranga e também contam a história do lugar e das comunidades que ali vivem. Entre os cenários destacam-se ainda a história do Homem da Capelinha e a passagem de Carlos Lamarca pela região.
O trabalho de elaboração do projeto, pesquisa, confecção e montagem dos cenários do museu foi desenvolvido pela empresa do cenógrafo Renato Theobaldo, registrense que há muitos anos mora em São Paulo. Renato é filho de Antônio Theobaldo, dono do antigo cinema de Registro.
Os recursos para implantação são oriundos da compensação ambiental da construção da praça de pedágio da BR-116 instalada em Barra do Turvo. Para visitação monitorada ao museu da Capelinha é preciso fazer agendamento na Fundação Florestal, em Registro, pelo telefone (13) 3821-5030, ou no Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati, (13) 3855-7137.