25/02/17 12:27

Ação de Projeto Ambiental na Serra do Cafezal

Em fevereiro foi dado encaminhamento ao Projeto Ambiental no Bairro Serra do Cafezal, Miracatu. A Autopista Régis está desenvolvendo o Projeto junto a comunidade local por meio do Programa de Educação Ambiental das obras de duplicação da Serra. 

O Projeto Ambiental desenvolvido com a comunidade visa amenizar o problema do lixo no bairro, que se estende à Rodovia (km 340 norte). A população quer melhorar a área e a lixeira na entrada do bairro, além de incentivar a reciclagem de resíduos. Assim, no dia 10 de fevereiro houve reunião comunitária para dar andamento às tomadas de decisões em conjunto. Estiveram presentes na reunião 20 pessoas, entre moradores do bairro, lideranças locais (tal como educadores da escola onde acontecem as reuniões, E.E. Engano), representantes da Autopista Régis e representantes da Prefeitura de Miracatu.

Após diálogo em conjunto sobre o desafio da gestão do lixo, foram dados encaminhamento ao projeto. A prefeitura autorizou a liberação de duas áreas no bairro para novas lixeiras, que serão construídas pela Autopista Régis com o reaproveitamento  de lajes  de concreto residuais da obra da Serra do Cafezal. Além disso, a população se mobilizará para a realização de mutirão comunitário para limpar a área da entrada do bairro, retirar a lixeira antiga e plantar mudas no local, dando nova cara à entrada do bairro. Também, foi acordado que a população passará a entregar materiais recicláveis na cooperativa de reciclagem do bairro e, em troca, receberá “pontos” que poderão ser trocados por brinquedos no dia do mutirão.

O Programa de Educação Ambiental pretende, ainda, fortalecer a sensibilização da população quanto à gestão dos resíduos, por meio de ações educativas na escola, com alunos no Ensino Fundamental, Médio e EJA, inclusive com os pais. Deverão ser realizadas gincanas, palestras e oficinas de sensibilização, para as ações acontecerem com força.